Etiene Medeiros fecha Open com ouro nos 50m livre e cumpre ano de retomada pelo clube

Nadadora do SESI-SP baixou tempo da eliminatória para a final, mas lamentou não fechar o ano abaixo dos 24s. Próxima semana, também no Rio de Janeiro, a pernambucana participa do Mundial Militar para encerrar a temporada de 2017

Rio de Janeiro (SP) – No último dia da disputa do Troféu Open CBDA/Correios, a nadadora Etiene Medeiros fechou sua participação na competição com mais uma medalha de ouro. Na tarde deste sábado, 09, na UNIFA no Rio de Janeiro, a atleta do SESI-SP venceu os 50m livre ao bater na borda da piscina com o tempo de 25s04 (na eliminatória ela marcou 25s90) ficando à frente de Alessandra Marchioro do UNISANTA (segunda colocada com o tempo de 25s41) e Larissa Martins, do EC Pinheiros (terceira colocada com o tempo de 25s74).

“Foi um bom resultado hoje para fechar o Open. Para mim ter traçado um fim de ano voltando a nadar os 100m foi bem diferente. Aliás, a competição em si teve um clima diferente, mas que não deixou de ser concorrida, com todos querendo vencer. De manhã os 50m livre foi de um jeito, agora de tarde foi de outro. Dei o meu máximo. Os 24s esse ano está bem difícil de sair, mas estou feliz”, analisou.

O técnico Fernando Vanzella analisou a prova da pupila, aprovando o desempenho da atleta. “A prova foi boa, independente de não ter saído o 24s. Ela saiu bem, fez uma boa estratégia, manteve uma frequência de nado forte – o que é importante para uma prova de 50m – fez as respirações nos momentos certos, o 24s não saiu por detalhe ou na saída ou na chegada. Neste ano ela nadou apenas uma vez para 24s que foi no Maria Lenk (no primeiro semestre), foi a seletiva para Budapeste e sabíamos que essa prova a colocaria no Mundial. De lá para cá, voltamos a treinar as provas de 100m, focamos nas provas de costas primeiro e, no próximo semestre voltaremos a treinar para os 50m e 100m livre”, contou o mentor da Campeã Mundial.

A nadadora pernambucana aprovou seu 2017 e já pensa na próxima temporada. “Está sendo um ano bem diferente, começando o ano em um ritmo e terminando com outro. Foi um ano de reconstrução e já tenho meu pensamento já está em 2018. Estou terminando o ano bem, com algumas coisas que eu gostaria de ter sido melhor como os 24s que não saiu novamente ou os 27 média do costas, mas nessa hora o perfeccionismo fala mais auto”, acrescentou.

Vanzella acredita que o ano traçado foi completado com sucesso e recolocou a nadadora como um dos principais nomes da modalidade em âmbito internacional. “Foi um ano muito positivo. Tivemos muitas coisas boas: ter participado do Setticolli na Itália foi um divisor de água na preparação onde conseguimos enxergar pontos importantes na preparação para Budapeste. Depois em Budapeste ter sido Campeã Mundial de piscina longa – a terceira vez no total, as outras duas em piscina curta – se fixando em um nível que não é fácil. Nessa retomada agora tivemos a alegria de ter uma temporada muito boa, de reconstruir as provas de 100m, além de ter feito o intercâmbio no Japão agora no fim do ano. Todas as movimentações que tivemos, conseguimos ter um recurso do SESI e da FIESP que foram fundamentais para esse trabalho de manter a Etiene competindo internacionalmente, que é assim que ela conseguirá dar os próximos passos”, argumentou o treinador.

PRÓXIMA SEMANA, MUNDIAL MILITAR

Etiene Medeiros encerra seu ano apenas na próxima semana. Entre os dias 10 e 17 de dezembro acontece também na piscina da UNIFA (Universidade da Força Aérea Brasileira) a 49ª edição do Campeonato Mundial de Natação Militar. Cerca de vinte nadadores brasileira participam da competição internacional. “O ano acabou com o SESI-SP, mas semana que vem tem o Mundial Militar, por isso não dá para relaxar. Amanhã (domingo) à noite já volto para cá para começar os treinos para a competição com a seleção brasileira militar”, finalizou.

RESULTADOS OPEN 2017

– 100m costas: 1:00:83, passando em 29s21 (primeiros 50 metros) I Medalha de Ouro

– 50m costas: 27s98 I Medalha de Ouro

– 50m livre: 25s09 I Medalha de Ouro

– Revezamento 4x100m livre: 2:45:65 (com a equipe feminina do SESI-SP) I Medalha de Prata

ZDL Sports

Author ZDL Sports

Assessora de Imprensa #TimeEti

More posts by ZDL Sports