Etiene Medeiros pronta para reta final de preparação rumo ao Finkel

Nadadora do SESI-SP fez análise sobre as competições na Europa, afirma que está retomando o ‘time’ de algumas provas e vê paciência como principal virtude rumo ao Troféu José Finkel em que buscará índice para o Mundial de Curta

São Paulo (SP) – Depois de quase vinte dias em competição pela Europa, a nadadora Etiene Medeiros volta ao Brasil com duas certezas: o planejamento está correto e, nesta retomada pós-cirurgia é preciso ter paciência.

Da Itália à França, a pernambucana manteve a primeira colocação nos 50m costas, melhorou a classificação nos 50m livre (de 4º lugar na Final B na Itália para 3º lugar na Final A na França) e, nas provas de 100 apostou nos 100m livre na Itália, ficando na classificação e nos 100m costas na França, subindo ao pódio em terceiro lugar.

A evolução não significa apenas olhar tempo que o marcador mostrou, mas também outros detalhes nas provas, por isso Etiene Medeiros vê como positiva as duas competições para entrar na reta final de preparação para o Troféu José Finkel.

“Me surpreendi com os resultados em Roma e aqui na França. Ter feito dupla jornada nas duas competições com o 50m livre e costas foi bom para mim que volto a ter uma confiança maior no meu desempenho. Até cogitei nadar as duas provas de 100m aqui na França, mas era um degrau a mais e ir com calma também é bom”, analisou.

Paciência, aliás, é uma virtude que a atleta está aprendendo a controlar. “O Dr. Breno (ortopedista que operou Etiene) sempre fala em paciência e cautela, que isso decide os detalhes dessa recuperação e estou aprendendo a ter mais paciência comigo e aceitar algumas coisas que realmente preciso aceitar como, por exemplo, ter pedido o ‘time’ dos 50m livre, que estou reconstruindo, como também observar alguns postos que é preciso melhorar como a eficiência e a técnica na saída das provas”, observou.

Sair do Brasil para competir em alto nível no circuito internacional foi primordial nessa análise de Etiene com o técnico Fernando Vanzella. “Ter vindo para a Europa foi essencial para saber em que nível estou hoje e onde posso melhorar para chegar ao Finkel bem. Por isso calma e paciência são fundamentas para não atrapalhar o planejamento. Não posso hoje me desesperar com uma prova na casa dos 25s nem do 1:02 mas tenho que trabalhar para melhorar isso. Usar essas referências para algo positivo. Levo muita coisa boa daqui e muito trabalho a ser feito”, finalizou.

RESULTADOS EUROPA

SetteColli

– 50m costas (1º lugar da Final A): 27s87

– 50m livre (4º lugar da Final B): 25s44

– 100m livre (classificatória): 56s60

Open da França

– 50m costas (1º lugar da Final A) 27s96

– 50m livre (3º lugar da Final A) 25s22

– 100m costas (3º lugar da Final A) 1:02:55

ZDL Sports

Author ZDL Sports

Assessora de Imprensa #TimeEti

More posts by ZDL Sports