Campeã mundial de natação estreia como embaixadora da maior competição estudantil do Brasil e relata como aprendeu a aceitar o próprio corpo e valorizar quem ela é como pessoa e atleta

 

Dezembro, 2020 – Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro no Mundial de Natação, Etiene Medeiros está entre as melhores do mundo nos 50 m costas. Antes do título em 2017, a pernambucana foi quarta colocada no Mundial em 2013 e bronze em 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta, além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019 acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única atleta nacional bicampeã pan-americana de natação, ela soma nove medalhas no Pan. O currículo vencedor revela a atleta vencedora, mas a mulher não se esconde por trás das medalhas. Uma prova está em um post recente nas redes sociais.

“Quando era adolescente, eu sofria um pouco com a aceitação do meu corpo, pois pensava o tempo todo que, por ser nadadora, ia ficar com os ombros largos e o braço muito forte. Sofria só de pensar. Tive que lidar com o fato de que o esporte esperava de mim um biotipo de corpo e eu tinha que responder a essa expectativa. E, hoje, tudo o que eu queria dizer para as crianças (e pra todo mundo que está iniciando nesse mundo do esporte) é: respeite suas limitações e acolha o seu corpo. Não carregue o peso e a pressão da sociedade para se tornar alguém que seja diferente da sua essência. Busque o que realmente é ideal para você, que seja um equilíbrio entre seu bem-estar e os resultados que você quer alcançar. Nosso corpo é instrumento a serviço do nosso sonho, mas também é casa. Não vamos esquecer disso!”.

Não por acaso, Etiene é hoje uma das embaixadoras da Liga NESCAU®, maior competição estudantil do Brasil e que utiliza o esporte para desenvolver nas crianças valores como disciplina, coragem, respeito, solidariedade, confiança, entre outros. A nadadora acrescenta também a aceitação e a valorização de si própria, especialmente diante de uma sociedade que cobra padrões, muitas vezes, irreais.

“Tudo o que eu buscava na natação era a excelência, valores de representatividade, foco e responsabilidade, e não estética – embora queimar gordura e ter uma barriga chapada faça parte das principais motivações para alguém querer ser atleta. Por isso, o importante é saber quem você é e onde quer chegar. E saber viver bem tanto com sua aparência como com sua personalidade”, observa Etiene, que é atleta do Sesi-SP e integra o programa olímpico da Marinha do Brasil. A nadadora tem apoio de Adidas, Nescau, Bolsa Atleta e Time Pernambuco.

Em função da pandemia, a Liga NESCAU® migrou 100% para o ambiente digital. Com isso, a modalidade de Etiene foi uma das que não puderam ser inseridas em 2020. Mas isso não diminui a empolgação da nadadora com a competição. “Tenho muito orgulho em dizer que sou uma embaixadora de NESCAU®, uma marca que consumo há anos. Me remete à infância, do leite com NESCAU®, ao cheirinho de bolo assado que vovó fazia aos domingos. Além disso, apoiar um evento esportivo que valoriza a formação de crianças e jovens com valores para a vida é uma oportunidade incrível. Eu adoro o lema ‘aqui todo mundo joga’. É demais”, finaliza.

Mais informações – Etiene Medeiros:
Instagram: http://www.instagram.com/etimedeiros
Facebook: http://.www.facebook.com/etienemedeirosoficial
Twitter: www.twitter.com/etiene_medeiros
Youtube: http://youtube.etienemedeiros.com
Flickr: http://fotos.etienemedeiros.com
Site: www.etienemedeiros.com

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.